sexta-feira, 19 de julho de 2013

Personalidades

"Nenhum artista está adiante do seu tempo. Ele é o seu tempo; o que acontece é que os outros estão atrasados no tempo".

Martha Graham






Autor desconhecido, cópia da escultura feita por Lissipo em 300 AC. Alexandre, o Grande, rei da Macedônia. Museu do Louvre.


 


Jean Léon Gérôme (1824-1904) Pintor e escultor acadêmico francês. Cleopatra and Caesar,1866. A rainha do Egito surge diante de Gaius Julius Caesar enrolada em um tapete, levado por um escravo. Seu pleito seria a retomada de seu reino. Tela desaparecida.





Atelier Aubusson (atibuido)  Jeanne d'Arc à Chinon. Centre Jeanne d' Arc, Orlèans. Chateau de Chinon. A tapeçaria de 2,75x2,35 m. mostra o encontro de Joana com o rei Carlos VII. De acordo com a lenda, o rei estava disfarçado entre seus auxiliares e Joana entrou no recinto e foi direto ao rei, sem nunca tê-lo visto, dizendo:  "Senhor, vim conduzir os seus exércitos à vitória".




Giovanni Bellini (1430-1516) Pintor veneziano renascentista. Portrait of Doge Leonardo Lorendan, 1501. National Gallery, Londres. O Doge de Veneza foi retratado, segundo as regras, com a veste oficial. O chapéu e o ornamento faziam parte dela. A tela foi pintada no estilo de esculturas inspiradas nas obras romanas. O artista assinou seu trabalho em Latim _ Joannes Bellinvs.








Hans Holbein, the Younger.  (1498-1543) Pintor e gravador alemão especialista em retratos. Portrait Henry VIII, Walker Art Center, Liverpool. Majestoso retrato do rei inglês com sua postura desafiadora de frente para o espectador. O trabalho foi comissionado para decorar os aposentos do monarca. Vestido elegantemente com uma belíssima capa. Com a mão direita segura um par de luva.  À esquerda sua espada. Dois colares e diversos anéis enfatizam a opulência de seu reino. O trabalho foi destruído em um incêndio e a cópia foi feita a partir de um estudo em cartão pintada pelo artista.





El Greco (1541-1614) Pintor, escultor e arquiteto nascido na Grécia, cuja carreira foi desenvolvida em Toledo, Espanha. Portrait of Pope Pious V, 1605. Getty Center. O belo retrato mostra uma figura doce tendo na mão esquerda um livro, sinal de sabedoria. A mão direita elevada parece abençoar os espectadores. A beleza das vestes realçada pelo vermelho da roupa  e da cadeira. O papa declarou a rainha Elizabeth I herege. Ele foi santificado com o nome de Saint Pious.






Francisco Goya (1746-1828) Pintor e gravador espanhol. Goya foi pintor do rei Carlos  IV. Da realeza recebia seu sustento, mas ele fazia restrições à monarquia. Nesse magnífico retrato coletivo  o artista demonstrou toda sua maestria na composição, iluminação e representação das roupas e jóias, ele teria exagerado os defeitos de cada modelo, tornando as figuras ridículas. Tal como Velásquez, em A Menina, ele se retratou ao fundo.  La Familia de Carlos IV, 1800Museu do Prado, Madrid.







Jacques-Louis David (1748-1825) Pintor francês ligado ao Neo Classicismo.  Napoleon dans son Cabinet de Travail, 1812. National Gallery of Art, Washington. David foi o pintor predileto de Napoleão e, em seu período teve enorme poder nas artes plásticas. O retrato de grandes dimensões 204x125 cm. mostra Napoleão em seu gabinete de trabalho vestido com uniforme e com as condecorações da Legião de Honra e da Cruz de Ferro. Sua mão esquerda está colocada dentro do colete. A bela escrivaninha tem entalhado a figura de um leão em seus pés. O relógio ao fundo marca 10 horas.







Roy Debanjan (1975-) Artista nascido na Índia, onde vive e trabalha. India Shinning Gandhi Laptop, 2002. O artista apropriou-se da figura de Gandhi para inúmeras esculturas colocando-o  em situações modernas. Discute a cultura tradicional do seu país no mundo contemporâneo.







Maurizio Cattelan (1960) Um dos mais polêmico artista contemporâneo, nascido em Pádua, Itália.  Him, 2001. A figura de Hitler esculpida no tamanho de uma criança, de joelhos com as mãos entrelaçadas e olhando para cima numa  posição sugestiva de prece causa perplexidade. O corpo de uma inocente criança de cerca de oito anos contrasta com o rosto de Hitler considerado um das mais cruéis figuras da história.






Eugenio Merino  Artista contemporâneo espanhol reconhecido por suas obras polêmicas. Always Franco, 2012. Silicone, poliéster, poliuterano, roupas e geladeira. O poderoso general Franco é retratado com roupas militares e condecorações congelado em uma geladeira. Alguns simpatizantes do ditador criaram problemas jurídicos para o artista.






Annie Leiboviz (1947-) Fotógrafa americana famosa por seus retratos. Portrait of Quenn Elizabeth II, 1957. A magnifica fotografia retrata a rainha Elizabeth II na White Drawing Room, Buckinghan Palace. A monarca está sentada usando rico vestido e estola brancos com uma tiara de diamantes. O cômodo está escuro sendo a iluminação proveniente do exterior através de uma janela aberta. É fotografia oficial da rainha e inspirada por uma anterior da rainha Charlote. National Gallery, Londres.





Sui Janguo (1956-) Artista, professor e intelectual chinês.  Sleeping Chaiman Mao, 2003. A escultura faz parte de uma série sobre Mao.




Sugestão: All _ Maurizio Cattelan, Gu, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário