sexta-feira, 19 de julho de 2013

Mona Lisa Apropriações





 
“I do not paint a portrait to look like the subject, rather does the person grow to look like his portrait.”
-Salvador Dalí 
 



Leonardo da Vinci (1452-1519)  Nasceu em Vinci, Itália. filho de Piero da Vinci, tabelião e Catarina, camponesa. Logo após seu nascimento, os pais se separaram. Piero casou-se novamente, com a jovem Albiera. Aos cinco anos, Leonardo ficou aos cuidados do pai. Sua  infância foi passada no campo. Aos 17 anos, foi admitido no atelier de Verrochio em Florença. Lá, recebeu esmerada educação estudando desenho, pintura, escultura, química, carpintaria e mecânica. Em 1472, foi declarado mestre e admitido na Guilda de São Lucas. Mudou-se para Milão sob o mecenato de Ludovico Sforza. Em 1500, voltou para Florença trabalhando para César Bórgia como arquiteto e engenheiro militar. Foi dessa época sua relação com Maquiavel. Mona Lisa, 1503-1506. Museu do Louvre. É a mais famosa obra de arte da história. A figura de uma mulher sentada com discreto sorriso tendo ao fundo uma bela paisagem. O esfumato foi usado pela primeira vez pelo artista e a linha do horizonte está mais elevada à direita. A pintura foi vendida, por Leonardo, para o rei Francisco I quando foi trabalhar na corte francesa. O nome utilizado no Louvre é Portrait of Lisa Gherardini wife of Francesco del Giocondo. De acordo com Vasari, Lisa Gherardini mulher do comerciante florentino Francisco Giocondo seria a modelo. Há numerosas suposições diferentes para identidade da retratada.



Muitos artistas apropriaram-se da figura de Mona Lisa para construir seus trabalhos. Esse tipo de abordagem é comum na arte contemporânea e, é uma forma de construir uma obra de arte referindo-se à história da própria arte. A peregrinação começou no século XIX.



Eugene Bataille (1854-1891) Mais conhecido por seu pseudônimo Arthur Sapeck. Foi o primeiro artista a apropriar-se da obra de Leonardo. Mona Lisa Fumant la Pipe, 1883.




Kassimir Malevich (1878-1935) Nascido em Kiev, foi importante pintor russo. Foi um dos criadores do Suprematismo e, juntamente com Mondrian idealizou a arte não figurativa.  Composition with Mona Lisa, 1914. Coleção particular.





Marcel Duchamp (1882-1968) Pintor e escultor francês, ligado ao Cubismo e ao Dadaísmo. Foi um dos precursores da arte conceitual. Desde que Duchamp inverteu a posição do urinol e o colocou num museu, nunca mais a arte foi a mesma e nunca mais deixaram de citar seu nome. Estava criada a Arte Contemporânea e a introdução do ready made na arte.  L.H.Q.O.Q, 1919. Centre Georges Pompidou, Paris. Duchamp pintou numa reprodução de Mona Lisa um bigode e um cavanhaque e deu o L.H.Q.O.Q (Elle a  chaud au cul) algo como ela tem fogo no rabo. O artista produziu diversas versões em diferentes tamanhos. Há 38 cópias assinadas e 35 numeradas






Fernand Léger (1881-1955) Pintor, desenhista e gravador francês ligado ao Cubismo.  Mona Lisa with the Keys, 1930. Museu Fernand Léger.






Salvador Dali (1904-1989) Pintor desenhista, escultor, design e cineasta espanhol. Foi a  principal figura do Surrealismo. Self Portrait as Mona Lisa, 1954. Coleção da família Halsman. A foto foi feita por Philipe Halsman. Mona Lisa com o bigode do pintor.





Andy Warhol (1928-1987) Pintor, escultor, cineasta e empresário americano. Foi o principal nome da Pop Art. Em 1963, Warhol lançou uma série de serigrafias incorporando a figura de Mona Lisa. Thirty are Better than One, 1963. Coleção particular.







Robert Rauschenberg (1925-2008) Pintor americano Pós Impressionismo Abstrato. Pneumonia Lisa, 1982.



Jean-Michel-Basquiat (1960-1988)  Pintor americano. Começou como grafiteiro, mas logo como pintor estava nas galerias e nas páginas dos críticos de arte. Seu sucesso meteórico fez o preço de suas obras atingir altos valores. Morreu de over dose aos 28 anos de idade. Mona Lisa, 1983. O fundo da pintura é a representação de um dólar e a figura de George Washington foi substituída pela de Mona Lisa. Seria um recado do artista sobre gostar ele de dinheiro, mas preferir a arte. Foi inspirada no trabalho de seu amigo Andy Warhol.




Fernando Botero (1932) Pintor e escultor colombiano. Deve ser o artista latino americano vivo mais conhecido. Mona Lisa, 1978. Art Museum of Americas, Washington. Apropriou-se da figura de Mona Lisa e fez sua representação dentro de seu estilo.







Nelson Leirner (1932-) Nascido em São Paulo é o mais conhecido artista contemporâneo brasileiro com 50 anos de atividades ininterruptas. Foi professor da FAARP, SP e da EAV do Parque Lage, RJ contribuindo para formação de várias gerações de novos artistas. Após uma viagem a Paris, Nelson trouxe inúmeros objetos com a figura de da Vinci para construir sua série de ready made  Mona Lisa, 1999. Coleção particular.






Vic Muniz (1961-) Artista brasileiro. Apropria-se de obras famosas e faz uma reprodução com material perecível e fotografa, sendo a fotografia o material de sua arte.   Peanut Butter and Jelly Mona Lisa, 1999. Ciba chrome print. Coleção particular.
 
 
 
 
 
 

 
 
Banksy (1974-) Artista britânico nascido em Bristol. Seu trabalho mais conhecido é o grafite feito com estêncil, nas ruas de Londres. É pintor, ativista político e diretor de cinema. Um de seus trabalhos foi vendido num leilão por US 200 000. Mona Lisa with Bazooka, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário