sexta-feira, 19 de julho de 2013

Igrejas


"Art is about what it can do to make human life better, not about inanimate life".
Jeff Koons in Skin Fruit A View of a Collection.





Candido Portinari (1903-1963) Nasceu em Brodowiski, SP e morreu no Rio de Janeiro. Estudou na Escola de Belas Artes e aperfeiçoou-se em Paris por dois anos. Igreja de São Francisco de Assis da Pampulha. O projeto de Oscar Niemeyer cabendo a Portinari a via sacra no interior da igreja e os painéis externos de ajulejos.






Piet Mondrian (1872-1944) Nasceu em Amersfoot, Holanda e faleceu em Nova York. Começou com a pintura figurativa. Foi influenciado pelo Cubismo. Pertenceu ao Neoplasticismo. É considerado um dos fundadores da arte abstrata. Mudou-se para Nova York, onde permaneceu até sua morte. Church near Domburg, 1910.





Georges Braque (1882-1963) Nasceu em Argenteuil e morreu em Paris. Pintor e escultor. Começou ligado ao Impressionismo, passou pelo Fauvismo e, influenciado por Cézanne, fundou o Cubismo junto com Picasso. Serviu na Segunda Guerra, foi ferido e recebeu a Cruz de Ferro e a Legião de Honra da França. Ao deixar o exército, impulsionou sua carreira. The Church of Carrières-Saint-Denis, 1909. Tate Gallery, Londres.






Alfred Sisley (1839-1899) Nasceu em Paris de pais ingleses. Aos 18 anos, foi para Londres estudar Economia, deixou o curso e no retorno a Paris, matriculou-se na Ecole de Beaux-Arts. Dedicou-se à paisagens ligado ao Impressionismo. Sisley viveu na França, mas nunca perdeu a cidadania britânica. The Church at Moret, 1894. Musée du Petit Palais, Paris.








Claude Monet (1846-1926) Em 1856, conheceu Boudin, que o ensinou as noções básicas de pintura. Estudou na Academia Suiça de Paris. Foi convocado para servir ao Exército na África. Ao retornar, fixou-se em Paris., onde começou sua carreira num modesto atelier. A guerra o obrigou a refugir-se em Londre. Após seu término, foi morar em Argenteuil. Mais adiante, já reconhecido como artista comprou a propriedade em Giverny, onde permaneceu até sua morte. La Cathédrale de Rouen. Le Portail et la tour Saint-Romain, plein soleil, 1893. Musée D'Orsay, Paris. Entre 1893 2e 1893, Monet pintou cerca de trinta visões diferentes da Catedral de Rouen




Vincent van Gogh (1853-1890) Nasceu em Zundert e morreu Auvers-sur-Oise. Começou sua vida trabalhando numa galeria de arte. Foi missionário religioso até dedicar-se totalmente à pintura. Desde de a infância seu comportamento era estranho. Restrito relacionamento com a família e uma ligação grande com seu irmão Theo. Sua vida foi uma sucessão de fracassos. Incapaz de uma relação de amizade ou amorosa. Como pintor não conseguiu sobreviver com sua arte. Pintor pós impressionista foi uma ponte entre o Impressionismo e o modernismo. Após sua morte, veio o reconhecimento e a glória. Hoje, existe o Museu van Gogh em Amsterdam em reconhecimento ao seu talento. Church at Auvers, 1890. Musée D'Orsay, Paris.





Camile Pissaro (1830-1903) Nasceu em São Tomás, Ilhas Virgens de pai português. Faleceu em Paris. Começou pintando imagens botânicas em uma expedição a Venezuela. Ao retornar, fixou-se em Paris influenciado por Corot. All  Saints Church, Upper Norwood, 1871. Coleção particular.






Jean Baptiste Corot (1796-1875) Pintor e gravador. Estudou em Rouen. Dedicou-se inicialmente à arte do retrato. Numa viagem a Roma, interessou-se pela paisagem. Ao retorna a Paris, abandonou o Classicismo dedicando-se ao Naturalismo. Tornou-se importante pintor paisagista de cenas rurais Moret sur Loing the Bridge and Church, 1822. Coleção particular.








John Constable (1776-1837) Nasceu em Suffolk e morreu em Londres. Mesmo com a oposição da família, matriculou-se na Royal Academy, Londres. Com a morte do pai, tornou-se homem rico permitindo-o a dedicar-se à pintura. Seu maior interesse foi a natureza e o estudo dos efeitos da luz e das condições atmosféricas na pintura. The Churchu Porch, East Bergholt, 1810. Tate Gallery, Londres. A presença de figuras representando três gerações mostra a passagem do tempo e a igreja representa a salvação.







Pieter Jansz Saemedan (1597-1665) Nasceu em Assendelft, Holanda. Foi pintor reconhecido e seu tema mais frequente foi o de retratar o interior das igrejas. Assendelft Church, 1649.

Nenhum comentário:

Postar um comentário