sábado, 20 de julho de 2013

As Tentações de Santo Antônio



"Keep silent unless what you are going to say is more important than silence
  Salvator Rosa


Santo Antônio do Egito ou do Deserto ou Santo Antônio o Grande (251-358) Nasceu em Cooma. Aos 18 anos, perdeu os pais, doou toda a herança e isolou-se no Deserto da Arábia para viver como eremita. Ele rezou para encontrar e enfrentar satã. Ele apareceu e aterrorizava o santo com figuras mundanas e outras monstruosas. A tudo ele resistiu e venceu o pecado e o demônio. Logo, apareceram muitos seguidores. As tentações de Santo Antônio foram representada por diferentes artistas em muitas épocas diferentes. Algumas:



Fra Angelico (1395-1455) Pintor italiano conhecido pela perfeição de suas figuras e suas cores claras e suaves. Iniciou seus estudos de arte com Lorenzo Monaco antes de entrar para o convento de Fiesole. Uma crise com o Papa levou a transferência da ordem para Florença, onde Fra Angelico decorou inumeras igrejas. Retornou e foi prior da ordem em Fiesole. Foi beatificado por João Paulo II e passou a ser chamado de Beato Angelico.  St. Anthony the abbot templeted by a lamp of gold, 1430. Museum of Fine Arts, Houston.





Matthias Grünewald (1470-1528) Nasceu em Wuzburg, Alemanha. Pouco se sabe sobre ele. Foi pintor da corte do Arcebisbo Uriel von Gemmingei. Há um número reduzido do obras atribuído ao artista. Ele e Dürer foram os nomes mais importantes da arte em sua época. The temptation of St. Anthony, 1510-1515. Painel parte do Altar de Isenheim, Musée d'Unterlinden, Colmar França.







Martin Schongauer (1450-1491) The Tempatation of  Saint Antony, 1490. Gravura. Museu Britânico





Hieronymus Bosh (1450-1516) Há poucas informações sobre sua vida. Sabe-se ter sido influenciado por Grünewald e Dürer. Influenciou Brügel, o Velho. Seus trabalhos incluíam figuras imaginárias e muitos símbolos, o que dificulta a compreensão. Cenas bíblicas foram temas recorrentes  The temptation of St. Anthony, 1505 Tríptico, painel central. O templo está livre dos demônios, Jesus abençoa e o santo coloca-se em posição para o espectador. O resto da tela é ocupada por figuras demoníacas, metade homem e metade animal. Ao fundo, as construções estão em chamas. Alguns atribuem a Bosh uma influência sobre o Surrealismo. Há algumas versões diferentes, no MASP, São Paulo está um estudo para o painel. Há cerca de 40 obras identificadas como de autoria do artista.





Niklaus Manuel (1484-1530) Demons  tormenting. Anthony, 1520. Kunstmuseum,  Quase nenhuma informação sobre sua formação, especula-se ter sido aprendiz de Ticiano. Pintor, desenhista e gravador. Foi político e um dos introdutores do protestantismo na Suíça.



Michelangelo Buonarroti (1475-1564) Nascido em Caprese e morreu em Roma. Foi aprendiz de Ghirlandaio. Trabalhou em Florença sob o auxílio dos Medicis. Trabalhou em Roma deixando nas duas cidades a marca do maior artista da época. The torment of St Anthony, 1487-1488 Kimbel Museum, Fort. Obra atribuída a Michelangelo, sobre uma gravura de Schongauer, produzida aos 14 anos.



Salvator Rosa (1615-1673) Pintor, gravador, poeta e músico Nascido em Nápoles e falecido em Roma. Foi aluno de Jose de Ribera. Trabalhou em Florença patrocinado pelo cardeal Giancarlo de Medici. A casa/atelier do artista era um centro de encontro para artes e era conhecido como Academia dei Percosi. Paisagens, retratos e cenas religiosas foram seus temas prediletos.  The temptation of St Anthony, 1645 Santo Antônio é o retrato do próprio artista sendo atacado por uma criatura fantástica representando o demônio.




Paul Cézanne (1839-1906) Nasceu e morreu em Aix-en-Provance, França. Pintor Pós Impressionista. Foi um dos maiores nomes da pintura de todos os tempos. Paisagens, naturezas mortas e retratos eram seus interesses maiores. Apesar da oposição do pai, dedicou-se à pintura inteiramente e na solidão construiu sua obra. Por meio dela, foi feita a passagem do Impressionismo para o Cubismo.The tenptation of St Anthony, 1875, Musée D'Orsay, Paris. Cézanne representou Santo Antônio diante de várias tentações e discutiu a dificuldade do trabalho e da virtude. Houve a intenção de representar a infinitude do corpo e a extensão do tempo.





Max Ernest (1891-1976) Nasceu em Brühl na Alemanha de família judia, não teve formação artística Estudou Filosofia e Psiquiatria na Universidade de Bonn. Foi soldado na 1a Guerra. Fundou o grupo Dada em Colônia.  Em 1922, mudou-se para Paris, onde foi preso pela Gestapo. Conseguiu fugir para Nova York, onde permaneceu por algum tempo até seu retorno definitivo a Paris.Recebeu a cidadania francesa e aí permaneceu até sua morte. Foi ligado ao Dadaísmo e ao Cubismo.  The tenptation of St Anthony, 1946. Wilhelm Lehnbruck Museum, Duisburg, Alemanha. Os orifícios do santo são invadidos por monstros originados de uma planta/animal. A representação sugere serem as tentações originadas da natureza e não do espírito.




Salvador Dali (1904-1989) Nascido em Figueres, Espanha. Pintor, desenhista, cineasta, gravador e design. Foi o maior nome do Surrealismo. Viveu em Paris com sua mulher Gala, influente figura em sua carreira. No fim da vida, voltou para sua cidade natal, onde construiu o Museu Teatro Dali/Gala. The temptation of St Anthony, 1946. Seria a representação de um pesadelo. Santo Antônio está diante de um cavalo. A luxuria está representada pela mulher nua e a coluna nas costas do elefante sugere o símbolo fálico e o sexo. Muito desse trabalho foi influência direta da obra de Bosch.






Diego Rivera (1886-1957) É o mais importante artista mexicano reconhecido por seus murais. Aliado ao Partido Comunista teve importante atuação política, o que muito influenciou seus trabalhos. Convidado para pintar murais nos Estados Unidos, foi acusado de traição pelos comunistas. Casou-se com a pintora Frida Kahlo. The temptation of Saint Anthony, 1947. Museu Nacional do México, Cidade do México, é baseada no festival de Oaxaca, onde raízes com formas estranhas eram separadas e mostradas ao público.





Gustave Flaubert abordou o tema em seu livro The Temptation of St Anthony.

Nenhum comentário:

Postar um comentário