sexta-feira, 19 de julho de 2013

As Mulheres Retratadas por Leonardo da Vinci

"A lei suprema da arte é a representação do belo".
Leonardo da Vinci


Leonardo da Vinci Self Portrait, 1512.



Leonardo da Vinci (1452-1519) Nasceu no dia 15 de abril, muito provavelmente em uma cidade próxima a Vinci, Anchiano, na Itália, embora alguns pesquisadores acreditem que sua terra natal está situada entre Florença e Pisa. Muito cedo, ao revelar vocação para a pintura e o desenho, empregou-se como aprendiz do escultor e pintor Andrea del Verrocchio, por volta de 1467 em Florença. Mudou-se para Milão sob o patrocínio  de Ludovico Sforza. Aí trabalhou em vários projetos de engenharia militar, realizou estudos hidráulicos sobre os canais da cidade. Dedicou-se também ao estudo da anatomia, física, botânica, geologia e matemática. Nesse período, pintou algumas de suas obras-primas -- a primeira versão da "Virgem dos rochedos" (c. 1483) e a "Última ceia" (1495-1497) Iniciou os manuscritos do Trattato della pittura, publicados em 1651. Com o ataque a Milão, Leonardo voltou a Florença, onde fez estudos para construção de canais e abrir uma saída de Florença para o mar, projeto nunca realizado. É dessa época a Mona Lisa. Antes de retornar a Milão, passou por Mântua.  Retornou a Milão, ainda, sob os serviços de Sforza. Com a tomada de Milão, pela França, Leonardo passou para o patrocínio de Francisco I e foi morar na cidade de Cloux, onde morreu. Existem poucas pinturas do artista, dos retratos, apenas, um masculino Retrato de um Músico deixado incompleto.



    


Portrait of Ginevra de' Benci, 1474-1478. National Gallery of Art, Washington. Óleo sobre madeira. É o retrato de uma jovem nobre florentina aos 16 anos.Casou-se com Luigi Neccolini O retrato foi um presente de casamento oferecido por Bernardo Bembo, embaixador de Veneza em Florença. No verso do quadro, mostrado abaixo, está uma inscrição em Latim: Beleza adorna a virtude.












The Lady with an Armine. Portrait of Cecillia Ganellari, 1490. Wawel Castle, Cracóvia. Pequeno óleo sobre madeira. Leonardo era empregado de Ludovico Sforza, Duque de Milão de quem a jovem Cecillia era amante e com ele teve um filho. À época, ela tinha 16 anos, suas roupas simples indicam sua origem popular. Jovem de grande cultura dominava o Latim era cantora e poeta.  O arminho seria símbolo de pureza.





La Belle Ferroniere Portrait of Lucrezia Crivelle, 1490-1495. Óleo sobre madeira. Museu do Louvre, Paris. Ininicialmente foi pensado tratar-se de Ferronière amante do rei francês Francisco I, mas depois foi identificada como o retrato de Lucrezia Crivelle, amante de Sforza.





Leda and Swan, 1510-1515 Cópia. Galeria Borguese, Roma. Teria sido o primeiro nu pintado por Leonardo. A obra foi considerada quase pornográfica. A cópia seria de autoria de alguém do atelier do grande mestre. Abaixo, os estudos de da Vinci para elaboração da pintura.






Studies of Woman's Head and Coiffeure, 1506. Devonshire Collection, Chatsworth.



Study for Leda and Swan, Para alguns, esse trabalho foi perdido. Para outros, ele nunca foi pintado, mas restam os desenhos dos estudos feitos por Leonardo. Uma outra questão, seria saber quem foi o modelo nessa incursão do pintor pela mitologia.






Mona Lisa, 15003-1506. Museu do Louvre. É a mais famosa obra de arte da história. A figura de uma mulher sentada com discreto sorriso tendo ao fundo uma bela paisagem. O esfumato foi usado pela primeira vez pelo artista e a linha do horizonte está mais elevada à direita. A pintura foi vendida, por Leonardo, para o rei Francisco I quando foi trabalhar na corte francesa. O nome utilizado no Louvre é Portrait of Lisa Gherardini wife of Francesco del Giocondo. De acordo com Vasari, Lisa Gherardini mulher do comerciante florentino Francisco Giocondo seria a  modelo. Há numerosas suposições diferentes para identidade da retratada.





Mona Lisa Detalhe com ênfase no esfumato.






 












Nenhum comentário:

Postar um comentário